quinta-feira, 24 de março de 2011

Fundo das Nações Unidas para a Infância

Postado por: Carla, Janaina e Sandra



Olá Pessoal!
Para nossa primeira postagem, nosso grupo escolheu algo que para muitos ainda é desconhecido, porém todos já ouviram falar.
Nosso tema será sobre o United Nations Children's Fund. Iiix, complicado demais? Que tal então sobre o Fundo das Nações Unidas para a Infância, ou melhor ainda, sobre o UNICEF? Agora siim...
Bom para iniciarmos a conversa, vamos conhecer um pouquinho da história do UNICEF.
O pós Guerra no Oriente Médio e na China (1946) deixou milhares de crianças sem casa, sem família, sem saúde, sem comida (ou sem tudo isso de uma só vez). Para manter a paz e a segurança no mundo, promover progresso social, melhorar os padrões de vida e direitos humanos, um grupo de 11 países (hoje são 191 países) reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu descruzar os braços e não deixar a peteca cair.
Então no dia 11 de dezembro de 1946 é criado o UNICEF, com o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu pleno desenvolvimento.
O UNICEF rege-se pela Convenção sobre os Direitos da Criança e trabalha para que esses direitos se convertam em princípios éticos permanentes e em códigos de conduta internacionais para as crianças.
E o que o UNICEF faz? O UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes.
A missão é lutar por um mundo melhor, com o respeito pelas crianças!
Mas quem financia o UNICEF? O UNICEF se mantém através de contribuições e voluntárias e do apoio do sector privado. No Brasil, o UNICEF está presente desde 1950
Entre 2007 e 2011, a atuação do UNICEF no Brasil tem como objetivo garantir a cada criança e adolescente os seus direitos a:
• Sobreviver e se desenvolver;
• Aprender;
• Proteger e ser protegido do HIV/aids;
• Crescer sem violência;
• Ser prioridade absoluta nas políticas públicas.
O UNICEF escolhe Embaixadores, Representantes Especiais, Defensores Eminentes, Campeões para as Crianças para trabalhar em prol da infância.
Aqui no Brasil estamos muito bem representados pelos famosos: Renato Aragão (Embaixador), Daniela Mercury, (Embaixadora) Monica, (Embaixadora) Lázaro Ramos, (Embaixador) Felipe Massa (Campeão) e Mauricio de Souza (Escritor).
O UNICEF conhece a realidade das crianças e adolescentes brasileiros e trabalha no Brasil para ajudar a transformá-la impulsionando campanhas, criando projetos, aprovando estatutos.

Pessoal! A trajetória do UNICEF é linda! Várias conquistas devem-se a está união. Vale à pena conhecer um pouco mais.
REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas_para_a_Inf%C3%A2ncia
http://www.onu-brasil.org.br/conheca_onu.php
http://www.unicef.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário